Páginas

13 abril, 2005

279 Anos... Cada vez mais bela!!!



Hoje é aniversário de Fortaleza...
A mesma Fortaleza de tantos anos... a Fortaleza renovada... mesmo depois de assolada pela urbanização meio complexa e desordenada... mas a Fortaleza sempre bela.
A Fortaleza que resiste aos mandos e desmandos de prefeitos "jurássicos"... a Fortaleza que resiste e como seu nome prenuncia... Resiste porque é Forte!!!!
Pelos 279 anos... Parabenizo a cidade que eu amo. Na qual moro por prazer.
Meu paraíso particular... Meu pedacinho de céu na terra...
Parabéns Fortal!!!!

Pra comemorar... uma porção de poema em prosa do grande representante da cultura e da literatura cearense... José de Alencar, retirada do trecho inicial do romance Iracema...
Uma expressão de amor à terra dos Verdes Mares...

Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensom­bradas de coqueiros.
Serenai verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela?
Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano?
Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora;
Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.
A lufada intermitente traz da praia um eco vibrante, que ressoa entre o marulho das vagas:
— Iracema!...
O moço guerreiro, encostado ao mastro, leva os olhos presos na sombra fugitiva da terra; a espaços o olhar empanado por tênue lágrima cai sobre o jirau, onde folgam as duas inocentes criaturas, companheiras de seu infortúnio.
Nesse momento o lábio arranca d’alma um agro sorriso.
Que deixara ele na terra do exílio?
Uma história que me contaram nas lindas várzeas onde nasci, à calada da noite, quando a Lua passeava no céu argen­teando os campos, e a brisa rugitava nos palmares.
Refresca o vento.
O rulo das vagas precipita. O barco salta sobre as ondas; desaparece no horizonte. Abre-se a imensidade dos mares; e a borrasca enverga, como o condor, as foscas asas sobre o abismo.
Deus te leve a salvo, brioso e altivo barco, por entre as vagas revoltas, e te poje nalguma enseada amiga. Soprem para ti as brandas auras; e para ti jaspeie a bonança mares de leite.
Enquanto vogas assim à discrição do vento, airoso barco, volva às brancas areias a saudade, que te acompanha, mas não se parte da terra onde revoa.
José de Alencar, Iracema.