Páginas

22 setembro, 2005

Tributo...

(Mário Quintana)

O amor e admiração que tenho pelos nossos poetas não é segredo.
Mas há um maior "chamego" meu com alguns...
Aqueles que não só manipulam as palavras pra falarem o que sentem...
Mas também cometem o crime permitido de nos desnudarem, na essência humana, deixando-nos à mostra, até de nós mesmos.

Um exímio poeta na arte do tirar as máscaras humanas é Mário Quintana, pelo qual guardo um carinho e admiração ímpar.
Afeito ao verso curto, teve a sagacidade de dizer tudo em poucas palavras... Descrever o mundo em pensamentos curtos... Desvendar os mistérios da natureza humana em poucas linhas.
Devo admirá-lo por ser tagarela, mas acho mesmo que o estimo pela sinceridade de seus versos e pela perspicácia de suas palavras.

Sabendo dessa minha admiração por Quintana, um outro poeta, amigo meu, e a quem reservo uma admiração similar, presenteou-me com uma de suas obras, recentemente redescoberta entre seus papéis esquecidos com o tempo.

Disse ao Marco Antonio Campos que sou suspeita para falar de ambos os poetas... pois moram no meu coração. Sei que não é a melhor obra dele (e poderia provar aqui o que eu digo, caso ele deixasse de ser teimoso e publicasse logo o bendito livro... rs) mas é de uma verdade magnífica acerca de um poeta maior a quem tanto admiramos.

Então... feliz pela concessão feita a mim, como musa à posteriori, para publicar o poema aqui no M@r... Deleitem-se...



DE CORAÇÃO
Marco Antonio Campos

Quintana, meu rei!
Me digas como sabes tanta coisa
de mim que nem mesmo eu sei?
Desculpe, mas sou o intruso imoral
que invade a tua poesia.
E muito mal!
Mas te digo sinceramente.
Nem eu mesmo falaria
tão bem das coisas que sinto.
Talvez o intruso sejas tu,
pois aparentemente
és quem me desmascara.
E ainda divulgas que estou nu?


Quintana, meu sábio!
Esqueças minha alma imunda
que a beleza de teus poemas macula.
Não me desfolhes mais.
Faças assim: uma poesia que dissimula
os segredos que o leitor esconde.
Presunçoso demais?
Que nada! Quintana, meu caro!
Me conheci melhor pelos teus versos.
E se pareço em desamparo,
é somente outra ilusão.
Só queria te agradecer.
Muito obrigado, de coração!


Beijocas da Cauzzinh@...