Páginas

29 julho, 2009

Silêncio x Falatório


Imagem:
GettyImages


Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Confúcio

SOBRE O AMAR E O OUVIR


Rubem Alves

Amamos não a pessoa que fala bonito, mas a pessoa que escuta bonito...
A arte de amar e a arte de ouvir estão intimamente ligadas. Não é possível amar uma pessoa que não sabe ouvir.
Os falantes que julgam que por sua fala bonita serão amados são uns tolos. Estão condenados a solidão.
Quem só fala e não sabe ouvir é um chato...
O ato de falar é um ato masculino. Fala é falus: algo que sai, se alonga e procura um orifício onde entrar, o ouvido...
Já o ato de ouvir é feminino: o ouvido é um vazio que se permite ser penetrado.
Não me entenda mal. Não disse que fala é coisa de homem e ouvir é coisa de mulher.
Todos nós somos masculinos e femininos ao mesmo tempo.
Xerazade, quando contava as estórias das 1001 noites para o sultão, estava carinhosamente penetrando os vazios femininos do machão.
E foi dessa escuta feminina do sultão que surgiu o amor.
Não há amor que resista ao falatório.


Presente da minha Inha.
Texto lido por ela pra mim... aqui em casa, pertinho de mim e do livro que ela me deu de presente!

Porque há coisas que não precisam de palavras e há palavras que não precisam ser ditas e nem deveriam! Nem todas as respostas são necessárias... mas aprendemos que, às vezes, as perguntas também são desnecessárias! Mas só às vezes!!!!

No Player
Simon & Garfunkel -
Sounds Of Silence